Pick your language for posts | Escolhe o idioma para os posts


Monday 2 February 2015

Smear for smear campaign



I didn't really know about this until I read this post by Becky, but there's a campaign (#smearforsmear) meant to alert women for the importance of getting tested for cervical cancer, with a test called the pap smear. Becky had the great idea of sharing our own experiences with a pap smear, so that other women might read it and be more inclined to get tested knowing what they can expect from a pap smear. My experience was quite a recent one (less than a month ago). If you don't know what a pap smear is it's a test that screens women for cervical cancer and you should start doing it around the age of 20 or 21 and do it pretty much for the rest of your life - if your first test comes clear you only need to do it every 3 years (I'm giving you the Portuguese guidelines, but if you live somewhere else it shouldn't stray too far from these values).

My experience

When I went to the doctor, I didn't know he'd decide it was time for a pap smear, and I was scared to be honest. I had spoken to his assistant before and she told me that next year I'd have to start being tested, but for now I didn't need to. So then I went into the doctor's room and he asked me a few questions, the usual, and when he looked at my age (22) he yelled "nurse, pap smear!". So that was fun. He left the room so the nurse could get me prepped for it, and she was so nice and friendly, made sure to tell me how the procedure was beforehand so I wouldn't be surprised by it. She told me to strip from the waist down - definitely follow Becky's advice and wear a dress or a skirt, because I was wearing jeans and it felt very awkward to remove my shoes and jeans while I knew she was waiting for me so she could proceed. 

After my clothes were off she told me to lay down and put my legs to each side and yes, there's quite a big lamp pointed at your lady bits. At this point the doctor walked in and inserted some weird looking contraption inside me followed by a longer than normal q-tip. The feeling of the said contraption is not pleasant, I'm not going to lie, but it isn't painful either. It's just that odd feeling of having something there that shouldn't be there and you're not used to. But the whole thing goes by very quickly, after that you just need to put your clothes back on and in my case take the pap smear test to a lab so they can get it analysed. After that the lab will analyse it and call when the results are in (I'm still waiting at this point so I can't give you good news yet). That was it, I hope it helps in some way and that you go get yourself tested because such a simple thing can help you prevent a very big and life changing consequence.

Não sabia disto até ler este post da Becky, mas existe uma campanha (#smearforsmear) que pretende alertar as mulheres para a importância de fazerem o teste papa nicolau para despistar cancro cervical. O trocadilho da campanha não faz sentido na língua portuguesa, mas a campanha consiste em publicarmos fotos com o batom borrado (smear, em inglês) na esperança de que as mulheres façam a ligação entre isso e o teste papa nicolau (pap smear, em inglês). Quando dito nestes termos parece um pouco estranho que as mulheres tenham incentivo de fazer o teste só por verem essas fotos, e foi por este motivo que a Becky partilhou a sua experiência sobre o teste papa nicolau e incentiva outras bloggers a partilhar a sua experiência. E é isso mesmo que vou fazer: partilhar a minha muito recente experiência com o teste papa nicolau. Se não sabem o que é o papa nicolau, é um teste para o despiste de cancro cervical, e devem começar a fazê-lo por volta dos 20 anos de idade até aos 65 - se o resultado do primeiro teste não apontar motivos de preocupação, só precisam de refazer o teste de 3 em 3 anos.

A minha experiência

Quando fui ao médico não sabia que me ia calhar um papa nicolau na rifa. Já tinha falado com a enfermeira que lhe dá assistência e ela disse-me que só precisava de começar para o ano que vem e que de momento não era preciso. Quando entrei no consultório para ver o médico ele colocou-me algumas questões e quando viu a minha idade (22) gritou "enfermeira, papa nicolau". Ele saiu da sala para a enfermeira me preparar para o teste, e devo dizer que ela foi uma simpatia e explicou-me o que esperar do teste para eu não ficar muito assustada. Pediu-me para me despir da cintura para baixo e deitar-me na maca com uma perna para cada lado. O médico entrou na sala e senti-me muito desconfortável por estar tão exposta mas não havia nada a fazer. O teste consiste na inserção de um espéculo na zona vaginal e depois a recolha de uma amostra com uma escovinha ou, no meu caso, com um cotonete mais longo do que o normal. A sensação do espéculo não é agradável de todo, mas também não é dolorosa. É só aquela estranheza de existir algo ali que não devia existir. O teste demora pouquíssimo tempo, acabou em coisa de dois minutos. 

Depois do teste o médico abandonou a sala e a enfermeira disse-me para me vestir e quando o médico regressou disse-me a que laboratório deveria levar o teste para análise (segundo ele, nem todos os laboratórios aceitam amostras do teste papanicolau). Depois de entregarem o teste têm de esperar cerca de um mês pelos resultados (ainda não os recebi, por isso não vos posso dar boas notícias). Se estiverem preocupadas com preços e coisas desse género, posso dizer-vos que não paguei nada. Marquei uma consulta de planeamento familiar (que pelo sistema nacional de saúde é gratuito) e penso que o teste em si também é gratuito pois quando o entreguei no laboratório também não tive de pagar nada. E pronto foi esta a minha experiência, espero que vos ajude de alguma forma a perceber que não é nenhum bicho papão e que vale a pena, nem que seja para vos dar sossego quando à possibilidade de cancro no útero.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...